Ensino do Empreendedorismo – Teoria & Prática, Reflexão das I Jornadas do Ensino do Empreendedorismo em Portugal.
Ensino do Empreendedorismo – Teoria & Prática_2015
“Pode alguém ser quem não é?”
Cantava (e ainda canta) Sérgio Godinho no álbum Pré-histórias, de 1973. O debate sobre se já se nasce empreendedor, se podemos criar empreendedores ou se podemos ensinar o empreendedorismo é antigo, e provavelmente continuará por muitos anos. Apesar disso, as iniciativas de ensino do empreendedorismo têm crescido exponencialmente nos últimos anos, um pouco por todo o mundo.
E nós por cá? Em Portugal, o ensino do empreendedorismo é uma área relativamente nova, apesar de fazer parte dos programas dos vários graus de ensino da maioria das instituições de ensino superior e em algumas instituições de ensino básico e secundário.
Apesar do crescente interesse e da proliferação de cursos e unidades curriculares, o ensino do empreendedorismo pode ser comparado a uma “caixa negra”, dada a pouca uniformidade de objetivos pedagógicos, conteúdos e abordagens entre os programas e cursos.
Para além da grande variedade de programas, a análise do impacto é um processo complexo, devido a variações do conteúdo, metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas. Um estudo realizado a nível europeu sobre as práticas pedagógicas nesta área revela que a grande maioria dos curricula e do material pedagógico utilizado são desenvolvidos in-house, sendo muito reduzida a partilha de boas práticas entre instituições de ensino superior.
No sentido de inverter esta tendência, as I Jornadas Ensino do Empreendedorismo em Portugal pretenderam promover o debate e a partilha de boas práticas entre docentes e investigadores, com o intuito de fomentar a melhoria de competências dos docentes, assim como a melhoria da qualidade e o impacto no ensino do empreendedorismo.
Estas Jornadas surgiram no âmbito do projeto GAPI 3 – Rede de Apoio à Inovação e ao Empreendedorismo, que se propunha, entre outras atividades, fomentar a temática do empreendedorismo nas disciplinas lecionadas no ensino superior. Neste contexto, realizaram-se as I JEEP, no dia 8 de abril de 2015, em Coimbra, das quais resultou esta publicação, que não pretende mais do que refletir sobre esta realidade em Portugal e, nesse sentido, contribuir para a sua evolução e disseminação.
Por último, uma nota para o projeto GAPI3 – Rede de Apoio à Inovação e ao Empreendedorismo, que tornou esta publicação possível. O GAPI3 pretende promover o espírito empresarial e a criação de empresas junto de alunos e investigadores jovens das universidades, politécnicos e centros de investigação. O projeto é liderado pelo Instituto Pedro Nunes e tem como parceiros a TecMinho – Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento da Universidade do Minho, a Universidade de Aveiro, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Évora e a Universidade do Porto. O GAPI 3 é cofinanciado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade e pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
O Coordenador do GAPI3, Carlos Cerqueira
Os artigos reproduzidos nesta publicação foram submetidos pelos respetivos autores às I Jornadas do Ensino do Empreendedorismo em Portugal. Agradecemos o seu apoio e cooperação na produção desta publicação.
FICHA TÉCNICA:
Título: Ensino do Empreendedorismo – Teoria & Prática, Reflexão das I Jornadas do Ensino do Empreendedorismo em Portugal
Coordenação da publicação: Ana Dias Daniel, Carlos Cerqueira, João José Pinto Ferreira, Miguel Torres Preto, Paulo Afonso, Rui Quaresma
Autor: Vários
Responsável pela publicação: Instituto Pedro Nunes — Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia
ISBN: 978-989-97004-2-0
Design: FBA /
Data: Junho 2015